© 2017-2018

“Um projeto social busca, por meio de um conjunto integrado de atividades, transformar uma parcela da realidade, reduzindo ou eliminando um déficit, ou solucionando um problema, para satisfazer necessidades de grupos que não possuem meios para solucioná-las por intermédio do mercado”. Nogueira, R. M. (1998). Los proyectos sociales: de la certeza omnipotente al comportamiento estratégico. In CEPAL (Ed.). Santiago: CEPAL.

Entendemos que esses  projetos, mesmo sendo de pequenas proporções, nos quais nos incluímos,  nasceram através do desejo de mudar uma realidade, quer através de ações intencionais quer por ações estruturadas,  partiram de uma reflexão e diagnóstico sobre uma determinada problemática, e tem como sentido colaborar como os que compartilham os mesmos objetivos.

Montanha para todos

PROJETO MONTANHA PARA TODOS


O Grupo Excursionista Manoa Expedições, adere ao projeto intitulado MONTANHA PARA TODOS (montanhaparatodos.com.br), onde organiza semestralmente uma expedição com finalidade de proporcionar a cadeirantes, a oportunidade de estar em contato com a prática do montanhismo e desfrutar de momentos únicos na natureza.

Conheça este lindo projeto:

manoaexpedicoes.blogspot.com.br/2017/09/montanha-para-todos.html

montanhaparatodos.com.br/nossa-historia

Trip Kids

​PROJETO – TRIP KIDS

Acreditando na permissa, que o ser humano só conserva e preserva o que ele conhece, é que o Grupo Manoa Expedições, proporciona semestralmente, expedições voltadas ao público infantil, contribuindo para criar ou re-criar, este vínculo perdido entre “homem x natureza” . Nestas expedições as crianças e seus pais e acompanhantes, tem a oportunidade de vivenciar a prática do montanhismo consciente e preservacionista, praticado pelo Grupo Manoa Expedições; que além da prática esportiva, é trabalhado também a orientação de práticas e conceitos de educação ambiental, educação patrimonial, respeito à natureza, humildade, companheirismo, respeito aos colegas, entre outros atributos que se destacam na vivência de práticas em contato com a Natureza.

Saiba mais em:

manoaexpedicoes.blogspot.com.br/2017/09/informativo-agosto2017.html

CaminhosAntigos

PROJETO – CAMINHOS ANTIGOS

 

Projeto que deu início ao Grupo de Estudos Manoa, em 2004, que já teve como resultado diversas exposições fotográficas, dois debates sul brasileiros, sobre o tema, e que ainda hoje rende expedições e estudos, acerca de antigos caminhos existentes no Brasil, antes da ocupação europeia. Entre o mais famoso caminho estudado pelo grupo, esta o “Caminho de Peabiru”, cuja a história relata um antigo percurso que ligava o litoral brasileiro, aos andes peruanos.

 

“O projeto Caminhos Antigos tem o propósito de resgatar a história das antigas vias de comunicação utilizadas pelos povos pré-colombianos e povos colonizadores. Estes caminhos, espalhados por todo o Brasil e América Latina, são testemunha da riqueza histórica e arqueológica deixada pelos nossos antepassados e constituem verdadeira riqueza do patrimônio cultural, dada a sua importância, comprovada por muitos pesquisadores que nos últimos anos tem dedicado grande parte do seu trabalho ao estudo dos caminhos históricos.

As rotas litorâneas e os caminhos da Serra do Mar tem sido constantemente exploradas pela equipe de Pesquisa do Grupo Manoa, o trabalho abrange várias etapas incluindo pesquisa bibliográfica, saídas de campo e captação de imagens além de publicações.” Texto: Wlademir Vieira – Presidente Grupo Manoa Expedições.

 

Para conhecer mais acesse:

http://manoaexpedicoes.blogspot.com.br/p/caminhos-antigos.html